sexta-feira, 18 de maio de 2012

GENGIBRE E SUAS PROPRIEDADES




O gengibre é uma planta herbácea com muitos benefícios à saúde. Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial, que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces. Pode ser usado em diversas formas: fresco, seco, em conserva, em capsulas (em pó) ou cristalizado.

Benefícios do Gengibre

Ele é bastante indicado para programas de desintoxicação do organismo, além de ser considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida.
O gengibre é utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Essa planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ser excelente no combate ao câncer.
O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório.

Gengibre em pó


O gengibre em pó tem o sabor mais suave e diferente do fresco. Por isso, o gengibre em pó não pode substituir o gengibre cru, como em receitas por exemplo. É muito usado em confeitarias e padarias para fazer bolos diversos, pães, biscoitos e tortas. Também combina com frutas e legumes e faz parte de várias misturas de temperos.
O gengibre em pó pode ser feito em casa: Deixe secar o gengibre, retire a casca e moa-o inteiro. Ou você pode comprar pronto em pacotes ou em forma de cápsulas.

Chá de gengibre, cravo e canela


Ingredientes

1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de gengibre picado
4 unidades de cravo
1 pedaço de canela em pau

Preparo

Ferver todos os ingredientes por cerca de 5 minutos. Coar e servir em seguida.

O chá de gengibre ajuda a emagrecer?

O chá de gengibre poderá ajudar na sua dieta, pois estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco. Ele trata a obesidade, pois ajuda acelerar o metabolismo e queima calorias.
Para facilitar a digestão, queimar calorias e reduzir peso, o recomendado é tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Tome o chá sempre depois das refeições.

SUCO DE GENGIBRE


Ingredientes
2 litros de água filtrada
6 saquinhos de chá verde
1 ou 2 pedaços grandes de gengibre
1 maço de hortelã
Suco de um limão peneirado

Modo de preparo
 
Descasque os gengibres e corte em pedaços grandes. Ponha-os numa panela grande com a água e leve ao fogo médio por 10 minutos. Retire do fogo e acrescente os saquinhos de chá e o maço de hortelã. Deixe esfriar totalmente, do lado de fora da geladeira. Quando o chá estiver em temperatura ambiente, passe por uma peneira para retirar o gengibre, as folhas de hortelã e os saquinhos de chá. Junte o suco de limão, adoce a gosto e leve para a geladeira. Sirva bem gelado com folhas de hortelã para enfeitar.

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DA DICA. APROVEITEM O INVERNO E FAÇAM USO DESSE MARAVILHOSO PRODUTO.
BEIJUS E ATÉ A PRÓXIMA

6 comentários:

Yaya Bretas disse...

Essa última receita deve ser gostosa a beça... anotando e vou fazer, estou aguada... rsrsrsrs
bjkas e obrigada pelo post maravilhoso

sandy disse...

oi amiga não fazia ideia de nada disso rsrsrs
adorei saber
Bom fim de semana
beijossss mil

Léia Silva disse...

Já era uma consumidora de gengibre, agora com suas dicas vou dobrar o consumo,kkk.
Bjos,

Bia Rodrigues disse...

ain eu não gosto de gengibre kkk

seguindo aqui
http://pepperlipstick.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Que delicinha , um chazinho e no frio adoroooooooo, bjos
unhasefrescurinhas.blogspot.com

mamaelili_5@hotmail.com disse...

Ôi, gostei mto das propriedades do gengibre citadas, aliás adoro o gengibre pois tenho uma mãe q sofre de mal de alzheimer e teve q operar o estômago para se alimentar direto por sonda, mas 2 meses depois cismei com o tal do gengibre e comecei a dar à ela com agua após deixar por pelo menos 1hora de molho; minha mãe nem água bebia mais pela boca, mas graças ao gengibre aos poucos foi abrindo os canais da garganta dela e tb desinflamando; hoje mesmo com a doença ela come de tudo e eu consigo alimentá-la normalmente pela boca apenas graças ao nosso gengibre; bjos